A Microsoft anunciou uma queda de 40% em seus investimentos globais em publicidade no último ano fiscal, que se encerrou em 30 de junho. Com isso, o gasto em publicidade da big tech caiu para US$ 904 milhões, o menor nível desde 2004.
O declínio acentuado chama a atenção pois contrasta com o crescimento da receita da Microsoft, que atingiu US$ 212 bilhões no último ano fiscal. Em 2004, quando o investimento em marketing havia sido o mesmo, a receita total da companhia estava em US$ 37 bilhões.
Isso significa que o percentual investido em publicidade sobre a receita total foi de apenas 0,4% no último ano fiscal, bem abaixo dos 3,3% registrados em 2013, por exemplo. Naquele ano, o gasto em propaganda foi de US$ 2,6 bilhões.
De acordo com o relatório da empresa, uma das razões para a queda nos aportes em marketing foi o "declínio da publicidade do Windows". A divisão de sistemas operacionais é historicamente uma das maiores beneficiadas pelos investimentos publicitários da companhia.
Por outro lado, a conclusão da aquisição da Activision Blizzard, gigante dos games, pode mudar esse cenário de redução. A Activision investiu US$ 882 milhões em publicidade em 2022, equivalente a 11,7% de sua receita.
Se a compra for aprovada, poderemos ver um aumento expressivo nos gastos com marketing da nova Microsoft, impulsionados pelas necessidades da indústria de jogos eletrônicos. O negócio de US$ 68,7 bilhões ainda passa por aprovações regulatórias.
A redução no lastro publicitário da Microsoft contrasta com os bilionários aportes em propaganda de rivais como Apple e Amazon. Resta saber se essa estratégia mais conservadora vai durar com a conclusão da maior aquisição da história da Microsoft.